segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

99a Edição do Big Show da NRF - Balanço

A 99a Edição da convenção anual da National Retail Federation se encerrou na última 4a feira com alguns destaques. O primeiro deles foi a participação recorde de inscritos, com mais de 18 mil pessoas passando pela Feira. Somente do Brasil, foram 500 participantes, o que também representou o maior volume de representantes de nosso país na história do evento. Algumas informações e considerações sobre o conteúdo apresentado nos últimos 3 dias de evento, são a seguir sumarizados:
- Mercados Emergentes - nunca foi observado tanta ênfase e destaque para os chamados mercados emergentes, China, India e Brasil, como foco de atenção para o varejo. Explica-se, por maior que seja a economia norte americana, representando 25% do PIB mundial, este mercado não deve crescer de forma expressiva nos próximos anos. Os emergentes devem ganhar "share", mantendo seu crescimento acelerado. Varejistas precisam considerar este cenário para estar presente onde a economia crescerá.
- O canal internet é essencial - mesmo para quem não espera vender grandes volumes pela internet, é fundamental estar presente na rede. Pesquisas de hábitos dos consumidores apontam que nas compras do mundo físico, é crescente a influência da pesquisa on-line sobre os consumidores, sendo muitas vezes decisiva pela escolha da loja e produto a ser adquirido.
- Sustentabilidade - este tema é crucial daqui por diante. Interessante notar o pragmatismo norte americanco, pois falou-se claramente que o varejo precisa adotar boas práticas relacionadas a preservação do meio ambiente, senão pela causa em si, com certeza pela influência do tema sobre a opinião e decisão de consumidores.
- Comércio Eletrônico - o investimento em TI de um varejista tradicional é na média 2% do volume de vendas. No varejo on-line, este investimento é de 7%, sendo 2% para manutenção da infra estrutura, e 5% para inovação, palavra chave na estratégia de sucesso de uma operação de vendas on-line.
- Ainda no Varejo On-line - Melhores práticas estão associadas a temas como tratamento de cores no design da loja, usabilidade na navegação, Chats interativos, Reviews de produtos por especialistas, promoções diferenciadas e combinadas, reviews de consumidores com notas para produtos adquiridos.
- Venture Capital: onde serão focados os investimentos de oportunidade daqui por diante, no segmento on-line - Tecnologia de prevenção a perdas e fraudes, Group Shopping (venda consolidada de um mesmo item para um grupo de pessoas), Private Buyng (Venda Privada, como a operacao da Privalia no Brasil), Uso efetivo e mensurável de mídias sociais, sobretudo o Twitter e Facebook, e finalmente no ferramental para geração de demanda, uma vez que os mecanismos de tratamento da demanda espontânea e/ou reprimida como através dos buscadores, estão saturadas e resolvidas pelo Google.
- Relevância do On-line - Se não estava claro até então o papel importante do canal on-line, que já domina categorias de venda, como turismo, conteúdo digital (música), podendo representar 40% das vendas totais no varejo no horizonte de até 10 anos, o despertar do gigante Wal Mart, confrontando diretamente na internet, a Amazon nos Estados Unidos, nos dá a evidência de quanto as vendas on-line são relevantes. O Wal Mart está hoje mais preocupado com o Amazon do que qualquer competidor direto do mundo físico. Não é sem motivo.

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