domingo, 10 de janeiro de 2010

NRF 2010 – 1º dia. Co-autor do Freaknomics se destaca

A 99ª edição da Convenção Anual da NRF se iniciou hoje na fria Nova Iorque, aonde os termômetros chegaram a marcar – 12º C durante o dia. Tracy Mullin, CEO da NRF, abriu a conferencia, pontualmente as 13:45 deste gelado domingo por aqui. Duas super sessões, se seguiram. A primeira do co-autor do livro Freaknomics, Stephen Dubner. A 2ª, reunindo o executivo do Bank of America, Tom Bell e Mark Williams, da Best Buy. Esta última, embora com alguns temas de interesse, em tom muito comercial, vendendo os serviços para lojistas do Bank of America (BofA). O banco anunciou sua parceria recente com a First Data nos EUA, objetivando o desenvolvimento de serviços específicos ao retail. Um dos principais clientes do BofA, a Best Buy, tem com o banco, um interessante modelo, com o Bank of American e a loja constituindo parceria para a “adquirir” das transações de débito e crédito na loja, além de serem sócios, na emissão do cartão de marca própria Best Buy. Voltarei a este tema no contexto Brasil em post futuro, uma vez que este modelo já é parcialmente usado no país, e deve se repetir por completo, com a abertura do mercado adquirente, previsto para Julho deste ano.
A 1ª palestra da Convenção foi a mais interessante do dia, descrevendo de forma muito bem humorada a dificuldade em interpretar dados de pesquisa com consumidores. Stephen Dubner manteve a grande audiência de abertura da NRF, totalmente entretida, com estatísticas e dados sobre pesquisas exclusivas, derivadas da nova edição do livro Freaknomics, demonstrando, o quão difícil é interpretar dados de pesquisa, afinal “o que as pessoas dizem não necessariamente é o que elas fazem”. As implicações para o varejo são evidentes.

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