quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Pré pago na Internet - Tendência de Crescimento

Sem grandes alardes, novas formas de pagamento nas transações de comércio eletrônico estão surgindo com muita inovação. Trata-se da forma de pagamento Pré Pago, sendo que nos Estados Unidos, o volume de pagamento com este tipo de mecanismo já atinge 14% do total a ser movimentado no ano passado, estimado em US$ 150.4 bilhões, segundo estudo divulgado pela Javelin Strategy & Research. Deste volume, o PayPal, pioneiro na modalidade, aparece na liderança, movimentando 5% do comércio eletrônico norte americano. Segundo o mesmo estudo, a tendência desta forma de pagamento crescer é evidente, devendo representar 30% das preferências em 2012, quando o volume de faturamento do comércio eletrônico norte americano deve atingir a US$ 355.3bilhões.

O crescimento se justifica pela praticidade junto aos consumidores, nos formatos de aplicação de vale presentes, por exemplo, e também pela simpatia dos lojistas por entenderem o produto vantajoso, com custos menores dos praticados pelos cartões de crédito, que só vem perdendo participação de mercado desde o ano 2000, quando representavam mais de 90% de participação nos EUA. Para as lojas, as vantagens são inequívocas, pois o recebimento é imediato com taxas de desconto inferiores aos dos cartões tradicionais.

No Brasil, temos notado um aumento na participação de formas alternativas, mas em outra direção, na preferência pelo pagamento através de boletos, forma arcaica e totalmente “offline”. Segundo a eBit, o boleto representa pouco mais de 12% das preferências no Brasil. Embora não tenhamos disponível uma pesquisa de tendências, o histórico mostra que os cartões de crédito estão também perdendo participação relativa, regredindo de 85% das preferências no inicio desta década, para os atuais 77%.

Por aqui, o desconforto dos lojistas quanto aos cartões de crédito não é diferente daquilo que se observa nos Estados Unidos. Uma nova loja vendendo pelo canal internet tem proposta inicial de regime de desconto de um cartão de crédito no patamar de 5%, para recebimento em 30 dias. Ocorre que no Brasil, a prática comum do parcelamento estendido em até 12 vezes “sem juros”, obriga o comerciante a utilizar esta condição para ser competitivo, onerando seu caixa, pois com a antecipação dos recebíveis, o custo da operação cartão de crédito pode facilmente a chegar a mais de 15%. Não é sem razão, que as lojas on-line, oferecem o 12 vezes no cartão, mas também promovem descontos de 15%, chegando até 20% de desconto para pagamento no boleto.

Este cenário abre oportunidade do surgimento por aqui dos pré pagos como nos Estados Unidos, pois do lado lojista, existe interesse em diminuir a participação dos cartões de crédito, e para o consumidor, havendo vantagem de preço e formatos de aplicação interessante, a solução pode ser adotada rapidamente. A MCash, por exemplo, está lançando seu produto pré pago, inicialmente em parceria com a loja Sacks, e agora na Livraria Cultura, onde o cliente pode comprar um vale presente, “carregando” o celular do presenteado, para compras na mesma loja.

Esta aplicação está sendo negociada com vários outros lojistas que demonstram interesse pela plataforma, por sua simplicidade e adequação ao negócio. Nos Estados Unidos, sempre uma referência no varejo, os gift cards movimentaram como um todo, incluindo compras no varejo físico e virtual, US$ 56 bilhões em 2007 e devem crescer mais de 20% em 2008. A MCash estima que os cartões pré pagos no Brasil tem um mercado potencial para movimentar R$ 30 bilhões, em 5 anos, incluindo comércio físico e virtual.

Assim como fez quando se lançou como meio de pagamento, a empresa tem a estratégia de lançar a novidade, inicialmente no comércio eletrônico, para posteriormente alcançar lojas físicas. Não é por acaso, pois a característica do mercado, com poucas lojas relevantes, e com isso, rapidamente penetrável, e pelo valor percebido pelos usuários na transação virtual através do celular, como mais segura e adequada, a difusão da novidade será mais rápida.

Este tipo de plataforma se presta muito bem ao vale presentes, mas também poderá ser utilizado para outros tipos de produtos, como, por exemplo, delegação de pagamento, para menores de idade, o que também faz parte dos planos futuros da MCash.
(Artigo revisado a partir do escrito e publidado no jornal O Estado de S.Paulo em Jan/08)

Para conhecer mais, visite www.mcash.com.br, ou compre um vale presentes no celular na Livraria Cultura

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