terça-feira, 16 de setembro de 2008

De novo, sobre o "Parcelado sem Juros".

Para tornar ainda mais complexa a operação das lojas on-line que vendem com o parcelado sem juros através de cartões de crédito, as principais redes adquirentes, passaram a cobrar, recentemente, taxas diferenciadas em relação ao número de parcelas vendidas. Anteriormente, a taxa de desconto negociada, era única, por exemplo, 3,5% e caso o lojista desejasse antecipar, um taxa negociada caso a caso era aplicada. Mantem-se a regra sobre antecipação, contudo, argumentando que o parecelamento, implica em custos extras ao sistema, as redes adquirentes das principais bandeiras, estão negociando novas taxas, por exemplo, 3,5% para 1 parcela, 4,0% para de 2 a 5 parcelas, e 4,5% de 6 até 12 vezes no pagamento. Estes custos extras, seriam devido ao processamento das parcelas, bastante questionável, e ao risco suplementar da operação, pois se um dado cliente se tornar inadimplente no decorrer de um parcelamento longo, o prejuízo integral é do banco e não da loja. Este último argumento, é conceitualmente válido, embora pelo perfil de e-compradores atuais, temos um claro viés, pois são os consumidores de mais alta renda, pertencentes a melhor base de clientes dos cartões aqueles que compram pela Internet, ou seja, o perfil de menor, ou quase inexistente risco.
Segundo informações do mercado, o uso do parcelamento sem juros no cartão não é uma particularidade da Internet. Mais de 70% das compras com este instrumento, são parceladas, incluindo compras na Internet e lojas físicas. No geral, portanto, faz sentido a preocupação das redes em cobrar diferenciado, pois também no geral, o risco de inadimplência é diferenciado.
Este cenário torna ainda mais crítico para as lojas on-line, a forte adoção e preferência pelo parcelamento.
Ainda tímidas, as iniciativas para incentivo de outras formas de pagar, ou mesmo, o desenvolvimento de alternativa para diminuir a preferencia pelo parcelamento são estratégicos e passam a ser prioritária na agenda dos varejistas on-line no Brasil.

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