segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Frete grátis, 12 vezes sem juros e descontos. Serão vantagens?

Segundo matéria publicada pelo edição on-line do USA Today, o frete grátis se tornou o principal "driver" promocional das lojas de varejo on-line nos Estados Unidos. Pesquisa desenvolvida pela a Shop.org verificou que no fim do ano passado, 80% das principais lojas daquele mercado ofereciam frete grátis como a principal estratégia de vendas. As ricas estatíscas sobre o mercado americano revelam ainda que 40% dos internautas que abandonam seu carrinho de compras antes da finalização do pedido, o fazem por considerar o frete com preço alto demais. Embora predatório, a promoção de frete grátis deverá ser mantida neste final de ano, aponta o jornal, pois o americano se "viciou" ao apelo desta vantagem a ponto de ser este o motivo de decisão final para o fechamento de um pedido. Os analistas do mercado apontam como uma estratégia perigosa, pois com a elevação dos custos de combustíveis pela crise do petróleo aliada a natural elavação de preços de frete no Natal naquele hemisfério, em função do inverno rigoroso fazem com que o frete grátis elimine boa parte da margem das operações on-line. No Brasil, embora com inverno menos rigoroso e uma alta concentração de pedidos em poucos estados, o frete grátis é aplicado com limitações de destinos e com valor mínimo de compra. Nosso "vício" é mais perigoso e se refere ao parcelamento sem juros, largamente utilizado pelas lojas de internet desde o início da década passada e seguramente o maior motivador de compras no Brasil. Lojas poderosas como a Americanas.com passam os 12 meses do ano vendendo nesta modalidade, pois entendem ser este um diferencial decisivo para a venda. De fato, com a facilidade de pesquisa de preços e o hábito do brasileiro de olhar com mais atenção o valor da parcela do que o preço final do produto, o parcelado sem juros é arrebatador. Contudo, o alto preço pago por ele pelos lojistas é inquestionável. As grandes lojas apresentam parcelamento médio em 8 vezes, sendo que o prazo de pagamento a fornecedores entre 60 a 90 dias. Com tempo de estoque médio na ordem de 30 dias, para aqueles com nível de excelência na gestão de compra e estoque, o fluxo de caixa não fecha, obrigando a antecipação de recebíveis junto aos bancos, que aplicam taxas de descontos que podem ultrapassar 10% dependendo do caso. Não existe mágica, ou venda com prejuízo, o custo final desta operação é repassada ao consumidor, na formação do preço final de venda. É por isso, que está se tornando uma prática corriqueira o desconto para pagamento à vista nas grandes lojas da nossa Internet. Opção do comprador, saber o que lhe convém na hora de pagar, mesmo nas lojas pontocom - parcelas menores ou custo total menor. Voltarei a este tema com maior profundidade em uma das próximas postagens.
Para ler o artigo referencia clique USA Today.

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