segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Nespresso - Um bom exemplo de marketing através da Internet.

O marketing através da Internet evolui, contudo em velocidade muito menor do que os negócios on-line. No Brasil, por exemplo, a propaganda através da Internet representou pouco menos do que 3% de todo o investimento publicitário no país no ano passado, segundo o último estudo do Intermeios. De fato, os grandes anunciantes, muito embora considerem sempre a mídia on-line em seus planos de divulgação, na maioria das vezes, o fazem de forma superficial, subaproveitando o potencial do canal.
Um bom exemplo de uso deste canal é a campanha da Nespresso. A marca da Nestle para café expresso, desde sua origem, utiliza a Internet de forma diferenciada, buscando mais do que comunicar algo aos seus clientes ou clientes pontencias. A Internet é usada como uma abordagem de relacionamento. A forma de atuação da Nespresso facilita o cadastramento de todos os clientes, uma vez que, embora as suas máquinas de café possam ser compradas em lojas distintas, as cápsulas de café somente podem ser adquiridas diretamente da Nespresso, em sua loja física ou através da Internet. Esta venda exige cadastramento do cliente, inclusive, daqueles que tenham comprado a máquina em outra loja.
O cadastro obrigatório é utilizado de forma pertinente, com envio de informações sobre novos blends das cápsulas de café, eventos relacionados a marca, e mesmo como recentemente, convidando o cliente a participar da escolha do roteiro do próximo filme publicitário da Nespresso, estrelado por George Clooney. Na verdade, um único filme, com 2 finais opcionais já produzidos, onde o cliente podia, em primeira mão, assistir e votar no seu final preferido. Agora em novembro, o filme vencedor será exibido (clique aqui para conhecê-lo).
A estratégia da Nespresso na Internet é uma referência importante, um bom exemplo a ser seguido por todos que desejam usar a Internet em todo seu potencial, na comunicação com clientes e prospects.

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