quinta-feira, 27 de novembro de 2008

10 dicas de e-commerce para o Natal

Em recente artigo assinado por Jennifer Lonoff Schiff (colaboradora regular do Ecommerce-Guide.com) publicado no Shop.org Smart Brief, foi feita uma pesquisa com diversos experts e empresários do varejo on-line sobre como tornar seu site de compras um destino obrigatório para as compras de Natal. Neste post comentamos o artigo com algumas adaptações para o mercado brasileiro. Para acessar o referido artigo clique aqui.

Apesar da crise econômica mundial que ronda este Natal, a previsão de vendas no comércio eletrônico é de crescimento em relação ao Natal do ano passado. Muitas pessoas este ano irão comprar pela Internet, seja pela economia de tempo, melhor seleção de produtos, economia de dinheiro, melhores barganhas, e com certeza, pela maior conveniência, evitando transito, filas e lojas lotadas, muito comuns nesta época do ano.
Se você possui um negócio on-line, agora é hora de você acertar o seu site de comércio eletrônico. Neste Natal, você precisa estar preparado para atender a demanda crescente de compradores on-line, e mais que isso, tornar a experiência de compra em seu site uma experiência positiva e fazer deste comprador “natalino” seu cliente no ano inteiro. O seu site possui fácil e rápida navegação? Você possui em estoque os produtos que os clientes estão procurando? O seu site possui banda suficiente para atender a demanda e não cair o tempo todo? Estes são apenas os requisitos básicos para seu site entrar na competição das compras de final de ano. Abaixo 10 dicas para fazer de seu site um destino obrigatório para as compras de Natal:
1 - Buscadores. Além de estar presente nos principais buscadores do mercado, que pode ser feito pela otimização de palavras de busca, considere neste Natal a compra por click nestes sites, já que se trata de uma mídia barata e o caminho mais eficiente e rápido para o comprador encontrar o seu site.
2- Descontos especiais de Natal. Compradores adoram sentir que estão comprando uma boa barganha, principalmente no Natal. Você não precisa colocar todos os seus produtos em promoção, mas pelo menos alguns, que podem estar relacionados às festas de final de ano, para servir de isca em sua home page.
3- Promoções de Natal – ganhe um prêmio ou um brinde. Ter uma promoção de destaque na home page para compras mínimas no site ou para quem se cadastrar no site. A promoção pode ser cupons para participar de um sorteio de uma viagem ou um prêmio maior, ou até mesmo ganhar um brinde na compra mínima de R$ XXX no site.
4- E-mail marketing e móbile marketing para as promoções e vendas especiais de Natal. Não esqueça os clientes que compram em seu site durante o ano todo e os alerte sobres as promoções e vendas especiais de Natal, dando para eles um maior desconto.
5- Testar “título” do e-mail marketing. Enviar e-mail marketing com “títulos” diferentes para testar o que apresenta o melhor retorno.
6- Embalagem para presente. Ofereça embalagem para presente - e até mesmo um cartão, para compras acima de determinado valor, ou como promoção especial da loja. As pessoas compram na Internet pela conveniência que ela oferece, e um presente já embrulhado é bastante conveniente, encante seu cliente.
7- Frete grátis. Com certeza, o valor do frete é um dos principais atributos que o comprador on-line leva em consideração na hora de comprar na Internet. Se você não pode oferecer frete grátis para todas as compras, procure dar o frete grátis, ou um desconto no frete, para compras acima de determinado valor.
8- Ofereça um ótimo Serviço de Atendimento a Clientes. Esteja preparado para atender todas as solicitações de seus clientes. Tenha sempre um telefone (0800) e e-mail do SAC disponível em sua home page, páginas do produto e no checkout.
9- Lista de Desejo e lista de Presentes Recomendados – Eficiência e velocidade são prioridade para os compradores on-line. As listas de desejo e “presentes recomendados”, baseado no perfil do presenteado, ajudam o internauta a acelerar e acertar suas compras, por isso, ofereça em seu site mecanismos para criação destas listas.
10- Inclua cupons de desconto, amostras, brindes e “cortesias” nos pedidos enviados. Consumidores adoram ganhar algo “grátis”, por isso, para motivá-los a repetir uma compra em seu site, envie uma “cortesia” junto com sua compra. Pode ser desde um brinde e amostras de outros produtos à ingressos de cinema, teatro, etc, e até mesmo um cupom de desconto para a próxima compra.
Mãos a obra!!

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