terça-feira, 18 de novembro de 2008

Melhores Práticas – Pico do Final do Ano

Na época de final de ano, as demandas de Natal nas lojas do varejo on-line aumentam de forma significativa. Embora os lojistas se esforcem para que os clientes iniciem suas compras antecipadamente, já no início de Novembro, a grande maioria dos pedidos, são fechados nas 3 semanas que antecedem o Natal. Neste curto intervalo, o consumo observado representa o dobro do consumo médio mensal do ano. Esta concentração ocasiona séria repercussão no processo de logística, pois as entregas de 2 meses têm de ser efetuadas em menos de 20 dias, pois é claro, todos querem receber seus presentes antes do Natal.

No ano passado, todas as lojas brasileiras enfrentaram problemas com o excesso de demanda, implicando em atrasos na entrega das mercadorias. As empresas de logística no Brasil não estão preparadas para este colossal pico de demanda. Os gargalos de processo são de difícil gestão neste período.

Nestas condições pouco se pode fazer para evitar os atrasos. Mesmo as lojas que trabalham com mais do que um provedor logístico enfrentam o problema, pois o excesso de demanda impacta a todos os fornecedores indistintamente.

A gestão e controle do processo de entregas podem amenizar a situação. As lojas que possuem este controle têm poder de previsão ajustado ao período, quanto ao prazo de entrega, e podem usar esta informação junto ao consumidor, de forma que ele tenha sua expectativa trabalhada em relação à entrega. Além disso, serviços de entrega expressa junto a provedores privados, podem ser contratados.

Veja o exemplo da Target nos Estados Unidos, que na home da loja manifesta seu compromisso de entrega, para remessas padrão com data limite de compra no dia 18 de dezembro com garantia de recebimento antes do Natal. Claro que o problema, pode se tornar uma oportunidade. Entregas expressas, com garantia de recebimento, podem ser feitas até o dia 22/12, mas com uma taxa de urgência extra cobrada do consumidor. Uma simulação para a compra do iPod Touch na Target, revelou que o custo para entrega em 2 dias úteis, implicou taxa extra de US$ 18,05 (ou 7,8% sobre o preço do produto), e para 1 dia útil, taxa extra de US$20,82 (ou 9% sobre o preço final do produto).

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