quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Repercussão no Varejo On-line sobre a crise na economia mundial

A GMATTOS realizou na 2ª semana de Novembro/08 uma pesquisa junto as 15 maiores lojas de varejo on-line no Brasil, sobre a crise econômica internacional e suas possíveis repercussões em nosso mercado. Das 15 lojas, 11 concordaram em compartilhar sua visão para o quadro consolidado deste relatório. Os resultados da pesquisa revelam que apesar do pessimismo quanto à crise, os varejistas estão confiantes no crescimento do setor para o ano de 2009.
A primeira pergunta feita diz respeito à crise de uma maneira geral, se ela vai afetar o Brasil ou se já afetou. Os respondentes concordaram totalmente que a crise já afeta o Brasil, como mostra o gráfico abaixo. Apesar de afirmarem ainda ser cedo para dimensionar o tamanho da crise, decerto ela irá impactar toda a economia brasileira, através de redução de crédito, efeitos psicológicos, pressão inflacionária devido à volatilidade do câmbio, retração da economia global, corte de investimentos de empresas nacionais, desemprego, entre outros.

A segunda pergunta revela que a crise já afetou negativamente a grande maioria dos negócios de varejo online (64% das lojas). Das empresas que disseram que a crise já afetou o seu negócio, a maioria aponta o aumento do dólar e a diminuição do crédito como as 2 grandes causas para a queda de suas vendas.

Posteriormente, foi perguntado aos entrevistados, se a empresa acredita que a confiança do consumidor foi prejudicada ou afetada com a crise econômica. Dos 11 varejistas, 55% disseram que de fato essa confiança foi abalada. Alguns acreditam em efeito psicológico, principalmente por causa da mídia, outros acreditam que o crédito já esteja escasso, afetando a confiança do consumidor.

A quarta pergunta diz respeito às expectativas e perspectivas de venda para o Natal de 2008. Das lojas entrevistadas, 91% esperam o crescimento do setor no período de festas. Entretanto, apesar deste otimismo em relação ao crescimento, acredita-se que ele seja mais modesto. Ou seja, as pessoas acreditam em um crescimento, porém, menor que o estimado no começo e meio do ano, isto é, no período anterior à crise.

Por fim, para finalizar o questionário, foi perguntado se a empresa acredita em um crescimento do setor para 2009, e surpreendentemente, 100% das empresas acreditam neste crescimento. Mas vale ressaltar que os consumidores serão mais cautelosos em suas compras, fazendo com que o crescimento seja tímido. Entretanto, algumas empresas estão apostando fortemente no segmento de varejo online, independentemente da crise. Acredita-se que vá aumentar o número de consumidores que fazem compras pela internet, superando os problemas da crise.

A pesquisa revela que as empresas de varejo online estão otimistas com o desenvolvimento do setor perante o quadro de crise mundial. É certo que ela já está afetando a economia de modo geral, mas não atingirá de forma devastadora o nosso e-commerce.

Estudo coordenado por Michele Kraus (GMATTOS)

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