terça-feira, 11 de novembro de 2008

Focos dos Lojistas on-line em 2009

Quais serão os drivers do planejamento no próximo ano para as lojas on-line? A seguir, um exercício por parte da GMATTOS:

Meios de Pagamento – já seria uma dimensão prioritária de analise, mas com a crise da economia global, torna-se essencial a discussão sobre as repercussões da crise sobre o parcelamento sem juros, largamente utilizado pelos lojistas. Confirmando analise anterior da GMATTOS (clique aqui, para ver post anterior sobre este assunto), as taxas de desconto para uso do parcelamento sem juros estão sendo majoradas pelos cartões de crédito. Além disso, é esperado um aumento do volume de fraudes on-line, e com isso, aumento do custo de chargeback por parte dos lojistas (veja post anterior, esclarecendo este assunto, clicando aqui). Com esta perspectiva, as lojas desejam aproximação maior com os cartões para discutir condições mais favoráveis e estratégias para fomento de novas formas de pagamento para reduzir a dependência do uso dos cartões de crédito.
Logística – discussão com os Correios para nova expansão do serviço e-Sedex. Ao mesmo tempo, fomento para o desenvolvimento de novas empresas de Logística para suportar o crescimento exponencial do setor.
Inovações – foco no uso do celular no varejo on-line tanto em ações de marketing, como analise da plataforma como meio de pagamento.
Inclusão de novos compradores – desenvolvimento de ações institucionais, unindo os players do mercado para o crescimento mais acentuado do número de compradores na internet.
Combate a lojas ilegais – o crescimento do mercado tem despertado o interesse de players informais, que através de sonegação de impostos, conseguem vender em condições imbatíveis para o comércio legal. Imperativo discutir como combater a sonegação.

Nenhum comentário: