segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Circuit City - o primeiro grande varejista vitimado pela crise global

Matéria publicada hoje na edição online do Wal Street Journal dá conta do pedido de concordata (Chapter 11 da lei das falências e proteções norte americana) do 2º maior varejista de eletrônicos nos Estados Unidos, a Circuit City.
Podemos interpretar o evento como uma primeira conseqüência negativa sobre o varejo em função da crise econômica global.
Analistas do mercado apontam a concordata como conseqüência da queda de vendas da Circuit City, que perde mercado pela forte atuação de concorrentes como o BestBuy e Wal Mart, aliado a escassez de crédito no mercado, com os fornecedores não dispostos a conceder novas linhas para o varejista suportar novos pedidos, já para as demandas de Natal.
O “jogo” do varejo é de equilíbrio instável para boa parte do mercado. O fundamental financiamento do consumidor final, com prazos estendidos, ou no caso norte americano, com reduções reais de preços, exige na outra ponta de prazos estendidos para pagamento do distribuidor ou fabricante. Sem dinheiro no mercado, este tipo de conseqüência pode se tornar comum, pois se bancos não querem assumir qualquer risco de empréstimo, o que pode se esperar de fabricantes, eventualmente também com necessidades de caixa....

Nenhum comentário: