segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Deloitte – Como enfrentar as turbulências da nova Economia

A 2ª Super Sessão desta 2ª feira fria em Nova Iorque (sensação térmica de – 7 graus) foi comandada pela Deloitte. Carl Steidtmann, chefe economista da Deloitte apresentou dados de pesquisa nada animadores sobre a proporção da crise na economia norte americana.
O consumidor típico norte americano, saiu de patamar de endividamento de 55% de seu salário na década de 60, para 95% na década atual, com tendência a atingir 135% até 2010. O gasto em consumo, por aqui representou em média 65% da renda na década de 80, subindo para 72% na atual, mas com clara tendência em diminuir drasticamente a partir de agora. Com isso, para os próximos anos, o crescimento das vendas de varejo tende a ser Zero!
Querendo responder o tema da sessão, a Deloitte apontou alguns caminhos estratégicos para os varejistas:
- Gestão de Custos – o varejo tende a ser um banco a partir de agora, pois não conseguirá captar recursos no mercado para financiamento de caixa. Os estoques, por exemplo, precisam ser tratados, como dinheiro em deposito sem retorno imediato de investimento. O giro precisa ser mais rápido, garantindo refluxo necessário de capital.
- Recursos Humanos – contratar novos recursos é proibitivo. A solução é investir o que for possível para melhoria de motivação e produtividade do pessoal atual.
- Tecnologia – investir em tecnologias testadas que reduzam custos e melhore a qualidade das vendas. Mobilidade é uma tendência, em especial.
- Multi Canal – impossível manter investimento para abertura de novos pontos, eventualmente haverá necessidade de reduzir o numero atual de lojas. Mais um motivo para o foco na operação online com interligação de canal com as lojas físicas.
- Foco no cliente - parece um lugar comum, a correta interpretação dos desejos do consumidor e mais importante, a percepção de tendências futuras, será fator decisivo para o sucesso ou mesmo sobrevivência do varejo.

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