segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Varejo On-line – Estágio do Negócio nos EUA

Nos últimos anos, a Forrester tradicionalmente apresenta sua avaliação sobre o comercio eletrônico nos Estados Unidos em uma das apresentações da NRF. Sucharita Mulpuru, analista sênior de retail da Forrester, foi, como nos últimos anos, responsável pela apresentação.
Este ano, Sucharita não apresentou muitas novidades em relação ao cenário já demonstrado no ano passado. O canal on-line continua ganhando representatividade, sendo que em alguns segmentos sua participação é dominante, como em computadores (48%), tickets de entretenimento (31%), livros (26%), música/vídeo (26%).
Outra mudança destacada, em relação ao comportamento do consumidor on-line nos EUA, que já foi apontada neste blog, foi o ganho de preferência das formas alternativas de pagamento, como o PayPal e Bill Me Later, que embora ainda com participação somada, na ordem de 20%, aparecem nas pesquisas com os melhores índices de avaliação de qualidade por parte dos consumidores online. O fator chave para esta conquista é o elevado grau de usabilidade destes novos meios. A relevância do PayPal foi destacada em particular, pois o número de usuários desta forma de pagamento já é maior do que o número de clientes da American Express.
Na agenda de 2009, a tendência apontada de continuo crescimento das vendas do canal on-line, sendo que em pesquisa recente com as maiores lojas do mercado americano, foi apontada a estimativa de crescimento médio de 9,8% no faturamento de 2009 em relação ao ano passado. A principal preocupação do mercado é o projeto de lei em discussão no Senado para a criação de um imposto sobre as vendas on-line, por aqui chamado “Universal Sales Tax”, que se confirmado, pode afetar negativamente esta projeção de crescimento. Contudo, com o cenário atual recessivo é bastante difícil imaginar que esta lei seja aprovada, ao menos durante este ano.

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