segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Multi Canal – Estratégia Global

A 2ª Super Sessão da NRF 2009 foi patrocinada pelo Javelin Group, tendo seu CEO, Tony Stockil como palestrante, e um de seus clientes, a TESCO, representado por sua CEO, Laura Wade-Gery, como convidada.
Stockil abriu a conferencia demonstrando com estatísticas e depoimentos de distintos varejistas, sobre a importância do canal internet para operações do mundo físico e a alta relevância do tratamento estruturado dos diversos canais de venda. Segundo ele, embora o e-commerce represente cerca de 4% do varejo norte americano e 4,5% do reino unido, a tendência de crescimento continua exponencial, e mais importante, o hábito do consumidor em pesquisar na internet e comprar no mundo físico e vice versa, é também crescente. Nos EUA, 70% dos consumidores, de algum modo pesquisam antes na internet, para comprar no mundo físico.
A apresentação da TESCO impressionou por se tratar de uma operação online para venda de artigos de supermercado, basicamente alimentação. O faturamento on-line da Tesco foi de US$ 2 bilhões o ano passado, com seu site recebendo mais de 4 milhões de visitantes por semana.
A operação da TESCO busca a alta conveniência do consumidor, que escolhe o horário e dia da entrega entre outros fatores de escolha. A distribuição e logística é descentralizada, ou seja, baseado no endereço de entrega, o ponto de venda mais próximo da TESCO (cerca de 200, somente na Inglaterra) se encarrega da seleção dos itens pedidos e da própria entrega. O sistema de gestão de todo o processo, controla cada fase do pedido.
A apresentação foi inspiradora, pois no Brasil, sabemos que este tipo de mercado ainda não está maduro. Conheça a loja online da TESCO, clicando aqui.

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