segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

NRF 2009 – Sinal dos tempos no Welcome Kit

Domingo gelado em Nova Iorque, com a sensação térmica de -5 graus de temperatura. A NRF se inicia com as palavras de sua CEO, Tracy Mullin dando o tom inicial para o evento – “ o melhor de 2008 foi o ano ter finalmente terminado...”. De fato, estando por aqui desde 3 dias atrás, percebe-se um mood diferente na capital do consumo mundial. Restaurantes badalados com reservas possíveis, ou mesmo admitindo “walk-ins”. Pontas de estoque não apinhadas de compradores. Hotéis com preços em conta e quartos disponíveis. São sinais de que a crise econômica se manifesta por aqui de forma mais evidente.
No credenciamento inicial da NRF mais alguns sinais da situação. Primeiro o welcome kit, tradicionalmente formado por uma pasta com a programação encadernada e diversos folders de patrocinadores, brindes, canetas, blocos de notas, foi minimizada por um “saco” de material reciclado, contendo a programação mau encadernada e 2 pobres folhetos de patrocinadores pouco conhecidos. Depois, na principal sala de apresentação do fabuloso Jacob Javitz Center, uma superpopulação de presentes para a chamada Super Session inaugural. Sinal de sucesso do evento, apesar da crise? Pode ser, mas suspeito com olhar crítico e mais minucioso, observando a característica da platéia, que possivelmente se trata de um número grande de convidados de patrocinadores de última hora, e que os “free pass” se multiplicaram para pesar a favor na negociação de patrocínios.
Vamos observar no decorrer do evento, se a crise também se fará refletir no seu conteúdo. Espero que não.

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